Os Agentes Económicos

Os aspectos fundamentais da actividade económica são o consumo, a produção, a distribuição, a repartição do rendimento e a acumulação do capital.

Consumo – Utilização dos bens na satisfação das necessidades

Produção – Transformação das matérias-primas em produtos acabados

Distribuição – Deslocação física dos produtos do local de produção para o local de consumo. Engloba três actividades: o armazenamento, o transporte e o comércio

Repartição do rendimento – Distribuição das remunerações pelos factores produtivos (trabalho e capital) utilizados na produção:

TRABALHO – os assalariados são remunerados através de salários

CAPITAL – os proprietários de imóveis cobram rendas

- os detentores de recursos financeiros auferem juros

- os empresários, se tiverem receitas superiores aos custos, obtêm lucros

Acumulação de capital – Através do processo de investimento, as empresas aumentam a capacidade produtiva instalada. Este processo é indispensável para a economia poder satisfazer as necessidades sempre crescentes da população, produzindo maior volume de bens.

Consumidores, ou empresas se forem tomados individualmente designam-se micro-sujeitos (a família Silva ou a empresa X). Em Economia não se estudam comportamentos individuais, agrupando-se todos os micro-sujeitos que têm a mesma função principal no mesmo macro-sujeito, ou agente económico.

Os agentes económicos que consideramos são:

Famílias

Empresas (não financeiras)

Administração Pública (ou Estado)

Instituições Financeiras (ou IF’s)

Resto do Mundo (ou RM)



1. Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.

2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?

3. Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a auto-consumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspectos que sustentem estas afirmações.

4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.

5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.

6. Mostra, relativamente a três aspectos da actividade económica, que estes supõem a interacção entre os agentes económicos.

Sem comentários: