Comércio – noção e tipos

A indústria refere-se ao conjunto de tarefas através das quais se processa a transformação das matérias-primas em produtos acabados, envolvendo as ciências da engenharia e dos materiais, economia dos recursos humanos, energéticos, financeiros, etc. produzindo bens para repor os stocks em armazém.

As missões “pouco nobres” de contactar possíveis compradores cabiam aos comerciantes: lojistas do retalho, caixeiros-viajantes, vendedores ambulantes, feirantes e outros.

Entretanto hoje reconhece-se a importância específica da actividade comercial e do transporte dos produtos, agrupadas sob o conceito de distribuição, que estabelece a ligação entre os produtores e os consumidores. O seu estudo engloba a distinção de diversos circuitos de distribuição e de tipos de comércio.

Em resultado da intensificação da globalização o comércio tem crescido a um ritmo superior ao da produção. As impressoras 3D ainda se encontram numa fase em que nos parecem ficção científica, mas o seu desenvolvimento redesenhará as redes de distribuição e as sociedades (Vídeo do cenário 3 do estudo Delivering Tomorrow, da DHL - Site Delivering Tomorrow).

Recursos

http://www.infopedia.pt/$canal-de-distribuicao

Manual de Vendas e Distribuição (pp. 13-28), Fundação Calouste Gulbenkian, Millennium BCP (BACKUP)

Canais de Distribuição no Sector Têxtil

Apresentação desta matéria no slideshare

Apresentação no Google Drive (só os primeiros 10 slides são sobre este tema)

Apresentação O Comportamento do Consumidor - Condicionantes do processo de compra

Franchising

Manual, pp. 140-150.

Distribuição - Aspectos do contexto local

Comércio – noção e tipos (2020)

Poderá encontrar muitas teses de Mestrado utilizando as palavras-chave adequadas (sugestões: canais de distribuição, cadeia logística) no Repositório Científico de Acesso Aberto ou Livros no Google.

IMPORTANTE: A apresentação deve corresponder aos objectivos deste tema e listar no final todos os recursos utilizados.

Constrói um PowerPoint de 20 slides no Google Drive e partilha o respectivo link no teu blogue, utilizando os recursos indicados.

Sugestão: Para uma apresentação mais profissional insira um diapositivo com o índice, e links internos, como se exemplifica no recurso Franchising.

Sem comentários: