Política, com P grande

O BE e o PCP disseram hoje aos líderes da missão da troika que o programa não está a resultar, mas os chefes da missão consideraram que o programa "está no bom caminho" e que não será renegociado.
(...)
a troika apontou como grande exemplo de sucesso as reformas estruturais, que o partido considera estarem a ilustrar precisamente o contrário: "No entendimento da troika este é o caminho a seguir. Mesmo perante a situação a que o país está a chegar, entendem estes técnicos e este Governo - também ficou clara a posição do PSD e CDS - que Portugal está no bom caminho e nós vemos diariamente o contrário".
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/be-e-pcp-programa-nao-resulta=f706068#ixzz1nXG72qZt

1. Justifica o título escolhido por Daniel Bessa para a sua crónica semanal "Política, com P grande".

2. Utiliza o texto para explicar a diferença entre as perspectivas do BE/PCP e da troika.

3. Justifica o tom optimista com que Daniel Bessa termina o artigo.

4. Indica o sector de actividade que Daniel Bessa está a privilegiar quando se refere à esperança "que Portugal possa voltar a recorrer ao mercado financeiro, criar emprego e fazer crescer a economia". Comenta a defesa do programa de ajustamento como necessidade deste sector de actividade.

5. Comenta a exequibilidade da sua "receita", que passa pelo "aumento do horário de trabalho nas empresas exportadoras, mas este não seria acompanhado de um aumento de salário".

Sem comentários: