Cálculo dos índices de desenvolvimento humano


Limitações do PIB per capita

Para além de ignorar a riqueza acumulada, o PIB per capita também ignora a distribuição do rendimento pela população. Se supusermos dois países com um PIB per capita idêntico, mas se num desses países 80% da riqueza produzida estiver concentrada em 20% (ou menos) da população (como acontece nalguns países do Terceiro mundo), resulta igualmente óbvio que o nível de vida médio desse país será seguramente inferior ao outro.
Finalmente, o PIB per capita enquanto medida de nível de vida também ignora as diferenças de preços entre os países que estão a ser comparados. Se uma família portuguesa tiver um rendimento igual ao de uma família que viva em Espanha, vai ter um nível de vida inferior, porque os preços praticados em Portugal geralmente são superiores aos praticados no país vizinho.
As limitações do PIB per capita como medida de nível de vida levaram à tentativa de desenvolver outros indicadores para permitir as comparações internacionais. Neste post explica-se como se calcula o IDH.



Cada índice de desenvolvimento humano abarca habitualmente três dimensões do desenvolvimento. Excepção a esta regra é o IPH-2 que retrata quatro dimensões. Para ser possível integrar quantificadamente cada dimensão, seleccionam-se um ou dois indicadores que a representem.

Partindo de cada indicador, calcula-se o respectivo índice de dimensão, utilizando a seguinte fórmula:



Para o efeito é necessário definir as balizas (valor máximo e valor mínimo) para cada indicador. Por exemplo, no RDH de 20005 as balizas do IDH foram as seguintes:



Note que o índice de dimensão será sempre um valor entre 0 e 1.

O índice da educação é a média ponderada do índice de alfabetização de adultos com o índice de escolarização bruta:

IE = 2/3 índice de alfabetização de adultos + 1/3 índice de escolarização bruta

NOTA: Taxa Bruta de Escolarização (Portugal): Relação percentual entre o número total de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos (independentemente da idade) e a população residente em idade normal de frequência desse ciclo de estudo. Educação Pré-Escolar 3-5 anos; Ensino Básico – 1.º Ciclo 6-9 anos; Ensino Básico – 2.º Ciclo 10-11 anos; Ensino Básico – 3.º Ciclo 12-14 anos; Ensino Secundário 15-17 anos; Ensino Superior 18-22 anos. (Glossário – GIASE/ME)

O IDH é a média aritmética dos três índices dimensão que considera: esperança de vida, educação e PIB.



Em caso de interesse numa descrição mais detalhada do cálculo do IDH leia a Nota Técnica.

1. Indica três limitações do PIB per capita.

2. Comenta a composição do IDH. Haverá alguma justificação científica para ser a que é em vez de outra?

3. Confere - em três países: Portugal mais dois, correspondendo o nº de aluno ao país por ordem do IDH -  que o IDH constitui a média aritmética de três índices, utilizando a Tabela H do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2009 (p. 31).

4. Selecciona entre os 38 países do grupo de DESENVOLVIMENTO HUMANO MUITO ELEVADO segundo a ordem do IDH, cinco que fiquem:
a) melhor colocados segundo o IDH que pelo PIBpc;
b) melhor colocados segundo o PIBpc que pelo IDH.
NOTA: Observa que a última coluna da Tabela H indica a ordem do PIB per capita menos a ordem do IDH.


5. Compara os dois grupos de países a que chegaste em 4.a) e em 4.b).

6. Compara as posições do IDH de 2009 com as posições do Relatório de 2014, comentando a relativa estabilidade destas, quanto aos países referidos nas questões acima.

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